quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Entrevista com Ítalo Cordula







Tive um bate-papo bem legal com um dos curadores da dupla exposição, que vai acontecer agora em Outubro na Galeria de Arte.
A exposição vai contar com obras bem diversificadas das artistas Cristina Strapação (PB) com uma temática mais de paisagens de litoral e Leila Ullmann (RJ) pela retratação afro e outros. A exposição tem sua vernissage dia 02 de Outubro de 2014 (quinta-feira). 

Acompanhe abaixo a entrevista com Ítalo Córdula um dos curadores da exposição e fundador do Brazilianarte (http://www.brazilianarte.com.br/).



J - Você é um dos curadores da dupla exposição, que vai acontecer agora em outubro na Galeria de Arte do IFRN Campus Natal Cidade Alta, como se deu a concepção dessa exposição?

I - A exposição de duplas é um projeto anual, onde executamos e patrocinamos um catalogo com dois artistas, preferencialmente, de estilos diferentes. Este é o segundo ano do catalogo de duplas e caso nenhum dos artistas participantes se inscreva com sua exposição nós montamos a exposição e convidamos dois artistas por antiguidade, garantindo a sua continuidade.

J - A dupla exposição é com as artistas Leila Ullmann e Cristina Strapação, o que o público de Natal/RN pode esperar da obra dessas artistas. Pelo pouco que vi, pela internet são obras bastante diferentes?

I - Neste evento unimos dois artistas de estados diferentes com temáticas também bem diferentes. Cristina Strapação (PB) traz em seu trabalho a retratação de paisagens do litoral paraibano em fantásticas obras de hiper-realismo, nos detalhes das ondas, a areia molhada e seus barcos com minuciosos trançados de cordas, desgastes e ferrugem. Do outro lado temos Leila Ullmann (RJ) artista reconhecida pela African American Fine Art Society, seus trabalhos destaca-se pela retratação afro, índios, ciganos, entre outros, destacando-se especialmente pelo tema afro e suas cores marcantes.

Canoa - Cristina Strapaçã/óleo sobre tela

Minha Rainha - Leila Ullmann/óleo sobre tela

J - Como surgiu seu interesse pela arte?

I - Desde pequeno tive o prazer de conviver entre pinceis, telas e tintas através do meu avô (Arnaldo Córdula) acompanhei as dificuldades e barreiras na produção e divulgação do seu trabalho.

J - Você é o criador do Brazilianarte, um site onde está uma rede de artistas, Conte um pouco sobre  o que é o Brazilianarte e como surgiu essa iniciativa.

I- O brazilianarte vem com o objetivo de unir artistas e criar oportunidades para sua divulgação não só em seus estados mas também a nível nacional e se possível internacional, através de ações pioneiras, apoiado num tríplice a promoção pelo portal onde temos mais de 100.000 (cem mil) acessos mensais, pela realização de exposições que além de enriquecer o currículo do artista é uma oportunidade de apresentar seu trabalho ao público, e quem sabe uma oportunidade de retorno também pela sua comercialização, e pela catalogação de sua obra através do anuário de arte, e quando possível, através de outros catálogos (o de duplas é um outro exemplo).

J - Como funciona o Brazilianarte? Todo e qualquer artista pode participar?

I - Através de uma contribuição mensal (R$ 65,00) utilizado para financiar o portal e demais projetos, disponibilizamos sem custos adicionais ao artista a divulgação do seu trabalho através do web site, pela participação em exposições em outros estados, pela participação em nossos catálogos e pelo apoio a eventos. Estamos abertos a todos os artistas inclusive aos mais variados segmentos como também arte digital, a ilustração e a fotografia, que inclusive estamos tentando desenvolver o nosso mais novo projeto "literatura e arte" que esperamos realizar em breve.

J - Você acredita que o espaço da internet (redes sociais e mídias sociais) são colaboradoras para o processo de acesso as artes?

I - Sim, a internet é uma ferramente auxiliar na divulgação e conquista de novos espaços, mas não devemos nos limitar apenas a esta linguagem é essencial a iteração e a apresentação ao publico através das exposições que efetivamente oferecem um retorno mais visível e imediato.

J - Como você observa o mercado das artes no meio do crescimento das mídias sociais?

I - Ainda esta em seu inicio apesar das limitações, pois nada se compara a apreciação do trabalho real, a visualização das pinceladas do traço e o seu efeito sobre as pessoas.

J - Você percebe uma mudança no cenário das Galerias de Arte, está mais fácil realizar exposições ou ainda existe entraves?

I - Os editais foi uma grande conquista e vem minimizar o monopólio exercido por alguns grupos sobre os espaços de cultura.

J - A arte é? 

I- Vida

J- Um artista?

I - Meu avô Arnaldo Córdula.

J - Uma exposição inesquecível?

I - Todas são inesquecíveis, pois estamos sempre aprendendo e os surpreendendo.

J- Uma obra?

I - O grito (de Edvard), todos em algum momento passa por momentos de angustia.

O grito - Edvard Munch (1893)



J - A música da minha vida?


I - não tenho.

J- Agora, convide nossos visitantes para conhecer a exposição das artistas Leila Ullmann e Cristina Strapação.

I - Venha nos prestigiar com sua presença nesta exposição com obras que vêem enriquecer nosso universo pictório com detalhes e as sutilezas destas artistas e aproveite para retirar, exclusivamente, seu exemplar gratuito do nosso anuário de arte, publicação com mais de 150 páginas desta duplas destas artistas.


J- Agradeço pela atenção, e desejo sucesso!







Vernissage: 02 de outubro de 2014, às 19 horas
Período da exposição:  02 a 31 outubro de 2014
Local: Galeria de Arte IFRN Campus Natal - Cidade Alta
Av. Rio Branco, 743, Natal/RN, no horário das 9 às 20 horas
Curadoria: Mára Beatriz Pucci de Mattos e Ítalo Beltrãoo Lucena Córdula
Produção Cultural: Jonathan Francioli e Ana Cristina de Souza
Informações: 4005-0959





Fotos obras das artistas:

http://www.cristinastrapacao.com.br/default.aspx

http://www.leilaullmann.com.br/DEFAULT.ASPX


Jocasta Andrade
Fundadora do Blog da Galeria de Arte
Produtora Cultural


Nenhum comentário: