quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Exposição Gente by Popó!



Cercados por familiares, amigos e admiradores a exposição "Gente by Popó" nos desafia mais uma vez, com suas obras criativas e fortes, talvez possa descrever essa exposição como um jorro de força. Aquela que nos faz olhar para o nosso interior: desejos, sentimentos, pensamentos tudo que guardamos para si, em nossa caixa de pandora.

Circulando pela Galeria de Arte, quando chegamos nos encontramos com a primeira sala com alguma obras da primeira exposição de Popó, "Andedan", tenho que confessar que me sinto conectada a essas primeiras obras, Machado de Assis retratado por fragmentos das folhas de sua obra, Memória Póstumas de Brás Cubas, Ivete Sangalo retratada em pequenos quadradinhos "Pixels",uma obra quente, vibrante. 
O artista da vida a essas obras, por características de seu próprio fragmento, é como se as personalidades retratadas estivessem saindo da tela, e ganhando vida. 

Abaixo você confere a obra de Ivente Sangalo.


Na segunda sala encontramos as obras da exposição "Gente", Popó um artista incansável entrou em outro mundo, o mundo da escultura, um trabalho delicado onde por meio de suas mãos esculpe,na plastilina, linhas, traços, feições com tamanha riqueza de detalhes.

Nesse novo experimento Popó confessou durante conversa, que adorou a experiência de esculpir, uma das suas novas paixões. Perguntado qual obra sofreu mais, sua resposta já esperada foi todas.

Esculturas da Exposição Gente by Marcos Popó - 2014


Além das esculturas Popó, trabalhou com colagem, o que esperar de uma técnica que para muitos é "artesanal"  ou simplória, o artista consegue mais uma vez surpreender e apresentar trabalhos meticulosamente elaborados, com riquezas de detalhes e personalidade.A colagem surgiu como derivação do cubismo, foi sendo introduzida na pintura, por meio de letras,  pedaços de papel, revista, jornal, pedaços do dia-a-dia das pessoas.

Os materiais citados acima são alguns dos muitos materiais que podemos fazer uma colagem. Sua principal característica é a sobreposição de pedaços de papel ou outro material, que juntos formam um todo. A arte em fragmentos, cheia de sentido, que vai ganhando forma no meio dos pedaços.A colagem teve sua inserção na arte no séc. XX, com o cubismo.

Colagens do Artista Marcos Popó - Exposição Gente 2014

Colagens do Artista Marcos Popó - Exposição Gente 2014
Podemos citar o artista Juan Cris que se utilizou da colagem cubista, para compor muitas das suas obras. A mistura de elementos, e a formação geométricas que as colagens formam e as cores frias e quentes se aproximam bastante das colagens de Popó.
Breakfast - Juan Gris(1914)

Suas obras vão além da beleza,você consegue  perceber o sentimento, que o artista passou para criar aquela obra. Uma obra que chama bastante atenção é de uma criança de costas, de longe parece uma obra normal, qual você chega mais perto a obra é feita pela própria escrita da Menina Marina. O artista pediu que ela escrevesse seu nome, a partir disso fez com carimbo, e retratou Marina a partir da sua escrita.

Obra Marina e o Criador Popó - Exposição Gente 2014





Você ainda pode visitar a exposição Gente na Galeria de Arte do IFRN Campus Natal Cidade Alta, na Av. Rio Branco, 743, Cidade Alta, Natal/RN. até o dia 22 de setembro de 2014. Maiores informações: 4005-0959.



Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo369/Colagem-

Jocasta Andrade
Fundadora do Blog da Galeria de Arte
Produtora Cultural

Nenhum comentário: